Sobre o coronavírus em pets
- Bárbara Holanda

- 2 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de mar. de 2020
Você tem dúvidas sobre o impacto dessa pandemia no seu pet? Saiba que você não é o único... Vamos lá:

Segundo a OMS, não há evidências de que os pets possam transmitir o Covid-19. Existe um coronavírus canino, do qual o homem é resistente e que ataca o sistema gastrointestinal dos cães. Porém, não existe nenhuma relação do coronavírus canino com o Covid-19. Lembrando que existe uma vacina contra o coronavirus canino, mas ela não previne o Covid- 19 e não pode ser usada em humanos, como tem sido divulgado em algumas fake news.
Mesmo assim, a recomendação é que se o tutor apresentar qualquer sinal que se suspeite do Covid-19, mantenha isolamento inclusive dos pets. As partículas de saliva não vão contaminar o animal, mas podem aderir aos pêlos.
Se o seu pet tem hábito de fazer passeios e você conseguir suspender, mantenha uma rotina de brincadeiras em casa para que ele não sinta tanto. Tire um tempinho do seu dia e gaste um pouquinho de energia com o seu animalzinho, mesmo dentro de casa. Mas se isso não for possível, os passeios devem ser curtos e assim que chegar em casa, faça a assepsia nas patinhas, lavando com água e sabão, e claro secando bem depois. Também pode ser usado um paninho com álcool 70%.
Portanto, mantenha os hábitos de assepsia que já estão sendo feitos na sua casa, lavando as mãos com frequência, uso de álcool 70% e desinfecção do ambiente com desinfetantes.
Se cada um fizer a sua parte, logo estaremos livres dessa pandemia.




Comentários